Sem chuva e com céu pouco nublado, será desta que os dias quentes se vão fixar em Portugal? Confira aqui!
Source: Tempo.pt | Meteored
Tempo em Portugal nesta semana: veja a previsão da precipitação da Meteored
A segunda semana de junho começou incerta face ao estado de tempo, tendo em conta que arrancou com vários episódios de chuva em alguns locais da região Centro, bastante nebulosidade e uma diminuição de temperatura que se fez sentir mais a Norte do país.
No geral, o dia de hoje será soalheiro, podendo contar com algumas nuvens na região Sul do continente e com temperaturas agradáveis um pouco por todo o país. Contudo, no noroeste do território, mais especificamente nos distritos de Viana do Castelo e Porto, este cenário será um bocado diferente, pois apesar da presença do sol, os termómetros não devem ultrapassar os 21ºC e 22ºC, respetivamente.
O mesmo acontecerá nos distritos de Bragança e Guarda, onde as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 21ºC e 20ºC, respetivamente.Também são estes os distritos que registam a temperatura mínima mais baixa de hoje, não tendo ultrapassado os 9ºC e 10ºC, respetivamente.
Já em relação às temperaturas mais elevadas, esperam-se 28ºC para o distrito de Faro, seguidos de 27ºC para os distritos de Castelo Branco, Évora e Beja, e 25ºC para os distritos de Portalegre e Coimbra.
Entre hoje e amanhã haverá uma pequena subida da temperatura máxima, um pouco por todo o país, à exceção de Viana do Castelo e Porto, onde as temperaturas vão mostrar uma tendência oposta e diminuir. Assim sendo, as máximas esperadas para estes dois distritos são de 17ºC e 19ºC, respetivamente.
Também a nebulosidade poderá voltar aos distritos do Norte e Centro, deixando o sul com céu limpo e temperaturas dignas de verão, com máximas de 29ºC para Beja e 28ºC para Évora.
Contudo, é importante referir que, apesar das temperaturas diurnas estarem bastante amenas, à noite o caso muda de figura, sendo que a temperatura mínima mais elevada será de 15ºC para Faro, seguidos de 14ºC para Lisboa. Pelo que grande parte dos distritos apresentará uma amplitude térmica significativa.
O que os nossos mapas de anomalia de temperatura nos mostram é que as temperaturas mínimas, ou seja, as temperaturas que se sentem durante a noite, estão abaixo do normal em toda a faixa litoral e, em alguns casos, em algumas partes do interior, como no caso específico do Alto e Baixo Alentejo.
Porém, durante o dia a tendência difere. As anomalias na maior parte do litoral, com exceção do noroeste, tendem a ser positivas, pelo que as temperaturas máximas se apresentam acima do considerado normal, especialmente na faixa entre Lisboa e Algarve, onde nesta região específica, a anomalia pode chegar aos 7ºC!
Assim sendo, torna-se difícil afirmar que a temperatura está abaixo ou acima do normal, de forma geral, devido a esta variação de zonas e de valores. Mesmo assim, aconselhamos que se mantenha sempre a par das nossas previsões.