Stay on this page and when the timer ends, click 'Continue' to proceed.

Continue in 17 seconds

Vila Viçosa assinalou o Dia da Restauração. Autarca volta a afirmar que "aqui renasceu Portugal" (c/fotos)

Vila Viçosa assinalou o Dia da Restauração. Autarca volta a afirmar que "aqui renasceu Portugal" (c/fotos)

Source: ODigital.pt
Author: Hugo Calado

Ourique: Câmara Municipal reconhecida como Entidade Empregadora Inclusiva

Vila Viçosa, no distrito de Évora, recuou, esta sexta-feira, até ao ano de 1640, altura em que os 40 Conjurados libertaram o seu povo de 60 anos de domínio de Castela e assim restauraram a Independência de Portugal, tendo depois sido aclamado Rei de Portugal D. João IV.

Um fato histórico que voltou a ser recordado em Vila Viçosa com várias atividades promovidas pela Câmara Municipal de Vila Viçosa.

O ponto alto deste dia foi o cortejo e a recriação histórica que se realizou no Terreiro do Paço.

Para o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, "faz todo o sentido assinalar o 1º de Dezembro aqui em Vila Viçosa. Normalmente as comemorações em Portugal hoje em dia são muito exíguas e nós queremos fazer umas comemorações dignas desta data e dignas da dimensão que esta data e que este ato teve para Portugal e para aquilo que somos hoje."

"Se hoje somos Portugal e somos independentes, devemo-lo ao Duque de Bragança, a D. João e aos conjurados que efetivamente conjuraram e conseguiram expulsar os castelhanos daqui e ficarmos independentes", frisou o autarca.

Segundo o edil "isto é um símbolo da nossa identidade e esses símbolos da nossa identidade devem ser preservados e lembrados e passados às gerações futuras e é isso que estamos a fazer e dizer aos jovens de Vila Viçosa, ao país e a quem nos quiser visitar que de facto, daqui renasceu Portugal".

"Colocar Vila Viçosa no local onde ela merece, como o epicentro, pois foi qui que renasceu Portugal", concluiu.

Fique de seguida com as imagens das comemorações do 1º de Dezembro, numa reportagem de Hugo Calado: